OCiDS

Observatório de DIREITOS HUMANOS

A proteção e promoção dos Direitos Humanos, um tema bastante atual e cada vez mais debatido e impactante, tem como fim desenvolver a noção de que todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Direitos estes civis, políticos, económicos, sociais e culturais, que ainda são violados diariamente por todo o globo.

Neste sentido, a Debate & Equações (DEE) desenvolveu o seu próprio Observatório de Direitos Humanos através da sua iniciativa O Saber dá Direitos.

Este mesmo Observatório tem como objetivo ampliar o debate sobre o tema de Direitos Humanos ao estimular a participação e conhecimento por parte de docentes, estudantes, técnicos administrativos e da comunidade em geral através do desenvolvimento de atividades e da disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada.

Acresce que esta iniciativa, que promove e divulga a cidadania e a cultura de Direitos Humanos, a fim de proteger o bem comum e o interesse público, revela-se um instrumento de investigação científica e difusão de conhecimento. Já que disponibiliza e promove conferências, congressos, palestras, seminários, notícias, entrevistas, divulgação de investigação e workshops, que se encontram relacionados com a investigação realizada e as áreas científicas e académicas relevantes.

Fontes com as quais a DEE se identifica relativamente ao tema dos Direitos Humanos

A Amnistia Internacional é um movimento mundial constituído por indivíduos que fazem campanha pelo reconhecimento e respeito dos direitos humanos internacionalmente consagrados para todos.

O Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra é o primeiro centro universitário de ensino e investigação, na área dos Direitos Humanos, em Portugal.

O Observatório da Cidadania e Intervenção Social constitui-se como um recurso pedagógico e uma estrutura, multidisciplinar e interuniversitária, de ativação da cidadania e de investigação nos domínios da intervenção social e das políticas e problemáticas sociais.

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas apoia a Assembleia Geral das Nações Unidas e tem como principal missão promover e proteger os direitos humanos ao redor do mundo. 

Preferências de Privacidade
Quando visita o nosso site, este pode armazenar informações por meio do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso site e nos serviços que oferecemos.