I CONGRESSO DE DIREITO INTERNACIONAL

CDI_logo

Nos dias 19 e 20 de Julho de 2021 irá decorrer o primeiro Congresso de Direito Internacional que tem por temática- Os Sistemas Regionais de Direitos Humanos, o qual terá lugar transmissão online a partir da NOVA SCHOOL OF LAW, em LISBOA e que contará com a participação e organização da DEE.

CDI - I CONGRESSO DE DIREITO INTERNACIONAL

O CDI – Congresso de Direito Internacional é um evento internacional que tem por premissa promover o debate, reflexão e troca de ideias que versam sobre as mais atuais e significativas ciências jurídicas, promovendo o desenvolvimento do espírito académico e multidisciplinar das mesmas.

A realidade atual é caracterizada por relações cada vez mais céleres, complexas e interdependentes, trazendo a palco novos atores no que concerne à maior consciencialização para as eventuais diferenças e semelhanças no momento de conceber, percecionar e implementar os direitos humanos.
O resultado desta heterogeneidade no acesso aos Direitos Humanos é espelhado nos Sistemas Regionais de Direitos Humanos, o que se torna relevante salientar que o acesso aos seus mecanismos é, frequentemente, ineficaz e ineficiente junto àqueles que deles mais precisam, não sendo por isso possível dissociar o contexto histórico, cultural, económico, político e social que os diferentes sistemas ainda refletem.

Atualmente, os Direitos Humanos vão muito além do diálogo entre os Estados e o Indivíduo e, o acesso e conhecimento destes sistemas contribuem para uma melhor perceção do impacto dos mesmos junto das suas comunidades, assumindo-se como novos atores as entidades que detêm atualmente um papel muito relevante na sociedade, das quais são exemplo as empresas transnacionais.

Assumindo esta perspetiva de largo espectro, torna-se necessário repensar os Direitos Humanos na sua perspetiva e prática de âmbito regional

O CDI – Congresso de Direito Internacional é por isso um evento que surge enquanto fórum especializado, que promove o diálogo a nível internacional, que se pretende que tenha um alcance global e multidisciplinar, pelo que o mesmo tem como principais destinatários estudantes, investigadores/as, profissionais, ativistas e interessados nestas matérias, oriundos dos diversos domínios do saber.

Para mais informações sobre participação e inscrição no evento visite o website da iniciativa.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando visita o nosso site, este pode armazenar informações por meio do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso site e nos serviços que oferecemos.